Descrição
Todas as fontes de energia encerram riscos potenciais. Estas podem ser: Eletricidade, Pressão hidráulica, Ar comprimido, Gás, Vapor e quaisquer outros fluidos. Proteja-se a si e terceiros contra os efeitos da energia residual. Mesmo quando isolados, os equipamentos podem mesmo assim acumular energia residual.
7 PASSOS DO PROCESSO PARA LOTO
A TECNIQUITEL aconselha seguir os 7 passos do processo para implementar de forma correta o programa de Consignação de bloqueio.
• A Diretiva CEE 89/655 define já as regras mínimas a cumprir para segurança e proteção dos trabalhadores nas suas intervenções sobre equipamentos industriais.
• A EN 1037 especifica algumas medidas de segurança que objetivam a prevenção de que alguma máquina inicie de forma inesperada para permitir a segurança do trabalhador nas intervenções em zonas de perigo.
• A Diretiva de Máquinas 2006/42/EC satisfaz as exigências de Saúde e Segurança de forma relevante (avaliação de risco e integração da segurança).
