Descrição
Esta motobomba ligeira e portátil foi concebida para ser transportada por duas pessoas e operado apenas por uma, dimensionado para caber no cofre de uma viatura para combate a incêndios,
Arranque elétrico e manual através de cordão retrátil e um dispositivo de descompressão para recurso,
Sistema de ferra automática através de um ejetor que utiliza os gases de escape preparado para ser posto em condições de utilização, em situações de emergência, num espaço de tempo muito curto.
Débitos típicos de 420 lpm @ 8 bar até 1.000 lpm @ 1 bar, como pode ser retirado da curva abaixo apresentada.
Bomba acionada por motor gasolina Briggs & Strato, modelo Vanguard, 13,4 Kw (18 HP), dois cilindros em V, válvulas à cabeça, arrefecido a ar, sobejamento conhecido em todo o Mundo, com uma fiabilidade inexcedível.
O corpo da bomba é fundido e caracteriza-se pela sua elevada robustez, concebido para suportar pressões elevadas para permitir a sua alimentação a partir de hidrantes ou ser usada numa ótica relé sem sofrer quaisquer quaisquer danos, uma característica que não é comum a bombas com especificações menos exigentes.
APLICAÇÕES
Corporações Bombeiros - No combate a incêndios o seu débito de 500 lpm @ 7 bar permite a alimentação de uma única linha de mangueira com débito de 450 lpm ou duas linhas de mangueiras com débitos de 225 lpm para uso direto na extinção de incêndios.
Combate a incêndios florestais - Em fogos florestais o seu motor de 13,4 kW permite bombear água a cerca de 500 m de distância e mesmo assim garantir uma pressão de 4 bar nas agulhetas.
Bombagem volumétrica - Em situações onde o caudal seja um fator mais crítico que a pressão, a LWA 500 Mk2 permite débitos até 1.200 lpm.