Telefone: (+351) 219 154 600

Armazenagem Concentrados Espumíferos para Extinção Incêndios

Informação – Armazenagem de concentrados espumíferos para extinção incêndios.

A Angus Fire produz uma gama completa de agentes de extinção de alta qualidade, especialmente formulados para garantirem uma estabilidade excecional para armazenagem de concentrados espumíferos, bem assim na extinção de incêndios.

Esta informação aplica-se aos seguintes produtos produzidos pela Angus Fire, cujos direitos de comercialização para todo o território Nacional são detidos pela Tecniquitel, S.A.:

Produtos com bases proteicas naturais: Niagara, Alcoseal, Petroseal, Tankmaster, FP70, FP350, FP570, FP600, Nicerol e Nicerol HC.

Produtos sintéticos baseados em detergentes: Tridol ATF, Tridol S, Tridol C, Tridol ATF C.


Descrição

Armazenagem de concentrados espumíferos para extinção incêndios.

LONGEVIDADE EM PRATELEIRA

É expectável uma longevidade de armazenagem de concentrados espumíferos é de pelo menos 10 (dez) anos se os produtos forem armazenados conforme aqui explicitado.

Este período foi comprovado por ensaios laboratoriais com envelhecimento acelerado e histórico do seu fabrico.

Porém, para se garantir o seu bom desempenho, os produtos devem ser analisados anualmente como recomendado pela NFPA 11 (2005).

EMBALAGENS PARA ACONDICIONAMENTO

A armazenagem de concentrados espumíferos deve ser mantida em embalagens de origem, as quais correspondem a tamboretes em plástico de cor negra com 20 ou 25 litros capacidade, tambores plásticos na cor azul com capacidade para 210 litros ou em contentores plásticos com reforço metálico com 1.000 litros capacidade.

Todas as embalagens descritas estão em conformidade com a Norma UL 162 (7.ª Edição) e com as recomendações das NU.

DEPÓSITOS PARA ARMAZENAGEM

Os concentrados espumíferos estão preparados para serem transferidos para o interior de depósitos para armazenagens de longa duração.

Os depósitos devem ser mantidos completamente cheios, com o espaço apenas suficiente para permitir a sua expansão e devem dispor de sistemas para permitir a sua ventilação e contrariarem ainda os fenómenos de vácuo que ocorrem durante o seu esvaziamento.

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Os concentrados espumíferos têm normalmente pH neutros e geralmente não existem problemas de corrosão nos metais ou plásticos, exceto em alguns casos.

TUBULAÇÕES

A seleção dos materiais para as tubulações depende do que possa ser previsto relativamente ao tempo de contacto com concentrado espumífero.

Para contacto contínuo devem ser usados os mesmos materiais construtivos que se aplicam aos depósitos de armazenagem. PVC, cobre, latão e tubos em bronze são também aceitáveis para contacto contínuo.

Para contacto intermitente podem ser usados, de forma satisfatória, materiais baseados em critérios de engenharia.

EVAPORAÇÃO

Se for permitido que um concentrado espumífero se evapore de forma livre, a água e solvente contidos no concentrado evaporar-se-ão também.

Com os concentrados Alcoseal ou Tridol ATF isto pode resultar na formação na sua superfície de uma películas polimérica, a qual pode de alguma forma bloquear os orifícios dos sistemas de proporcionamento.

Para se reduzirem as perdas por evaporação, o depósito de concentrado deve ser selado e dispor de um sistema para ventilação do vácuo para quebrar o selo quando o concentrado tenha que ser usado.

LAVAGEM

Depósitos de armazenagem, tubulações e bombas que tenham estado em contacto com concentrados espumíferos ou soluções devem ser lavadas com água limpa corrente e drenadas depois de usadas.

BACIAS RETENÇÃO

Nalguns casos pode existir a necessidade de se armazenar a granel concentrado espumífero para a proteção de bacias de retenção ou diques de contenção dos produtos combustíveis.

Nestes casos, que dependem em grande parte das autoridades nacionais, devem ser consultadas as entidades oficiais.

COMPATIBILIDADE

Os concentrados espumíferos não devem ser diluídos ou contaminados por produtos estranhos ou por outros tipos ou marcas de concentrados.

TEMPERATURA

A temperatura máxima de armazenagem é de 49ºC, muito embora temperaturas até 60ºC possam ser suportadas por períodos curtos.

Se as temperaturas ambiente excederem os 35ºC os depósitos para armazenagem devem estar protegidos por telheiros apropriados ou estarem localizadas no interior de edifícios.

PRÉ-MISTURAS

Os concentrados seguintes podem ser usados como soluções pré-misturadas: Alcoseal 3-6 (versão para pré-mistura), Niagara 3-3 (versão para pré-mistura) Tridol S (todas as versões). A armazenagem destas pré-misturas não é recomendada por períodos superiores a 1 ano.

Adicione um comentário