Telefone: (+351) 219 154 600

Detetor de Gases Portátil Microtector II – G460

Características do detetor de gases portátil G460:

Detetor 5 canais – 7 gases, com teste desempenho aprovado

Detetor gases multicanais, com teste desempenho aprovado (290 g)

Alarme acústico de alta intensidade, 103 dB (A), para ganhos de segurança pessoal

Conceção muito robusta (IP67)

Sistema ótico de alarme inovador, visor semafórico

Sensor PID para medição direta de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) tóxicos

Sensor Infravermelhos (IR) para CO2 e gases combustíveis (% LIE – % VOL.)

Gama muito alargada de sensores Eletroquímicos, incluindo: SO2, HCN, Cl2, NH3, PH3, H2

Grande flexibilidade de configuração graças a sensores inteligentes


Descrição

O detetor de gases portátil Microtector II G460 é o detetor para 7 gases em simultâneo mais pequeno que existe em todo o mundo e que dispondo de 5 posições para alocar sensores oferece mais que qualquer outro instrumento disponível no mercado com dimensões comparáveis.

A principal inovação do G460 é a sua capacidade para medir de forma seletiva até sete gases em simultâneo, permitindo a deteção e alarme da presença de gases tóxicos, gases e vapores combustíveis e deficiência ou excesso de oxigénio nas atmosferas.

Graças à gama muito alargada de sensores disponíveis para este instrumento, o G460 pode lidar com todos os tipos de aplicações e necessidades.

TESTE DE DESEMPENHO PARA SEGURANÇA MÁXIMA

Para medições em espaços confinados onde possam estar presentes gases ou vapores combustíveis e/ou gases tóxicos ou ainda insuficiências ou excessos de oxigénio, as regras vigentes nos países europeus obrigam a que os instrumentos disponham desta funcionalidade.

O detetor de gases portátil G460 é portador de aprovações de acordo com a Norma EN 60079-29-1 (desempenho para gases combustíveis), EN 50104 (oxigénio) e EN 45544 (gases tóxicos).

O uso de instrumentos dotados com a funcionalidade destinada a avaliar o seu desempenho garante ao portador que o instrumento responderá de forma correta, mesmo em condições extremas, em ambientes agressivos ou aplicações muito exigentes.

A aprovação do teste de desempenho intrínseco do G460 foi conferida por duas entidades distintas, nomeadamente a DEKRA e EXAM, corpos certificados Europeus de primeiro plano e ainda por outros organismos certificados e independentes acreditados para procederem à certificação de acordo com a Diretiva Europeia ATEX CE/94/9, bem assim para efetuarem os testes de desempenho de acordo com as Normas Europeia que são exigidas na Diretiva ATEX.

VISOR GRANDE COM FUNÇÃO ZOOM

O visor gráfico de grandes dimensões é fácil de ler e pode ser rodado 180º premindo apenas duas teclas, o que permite a leitura da informação recebida, mesmo que o instrumento seja transportado no cinto.
Premindo-se qualquer tecla, ativa a luz de fundo do visor por 10 segundos, período a partir do qual esta se apaga automaticamente para poupar energia.
A função zoom facilita a leitura dos valores singelos e permite ainda visualizar informação suplementar para o canal selecionado
.
DESENHO PREMIADO

O detetor de gases portátil G460 não é apenas um instrumento extremamente inovador e com grandes potencialidades, mas é também um instrumento premiado devido à sua aparência, dimensões e facilidade no seu uso.

Este prémio foi concedido pelo Centro Design NRW, conferindo-lhe o direito de usar o ponto vermelho de prémio de design.

Para além desta distinção foi também eleito pelos utilizadores europeus para o prémio GIT SECURITY em 2009 devido à simplicidade do seu funcionamento.

MANUSEAMENTO INTUITIVO

O visor gráfico de grandes dimensões permite a leitura de todos os dados. Com apenas três teclas é possível navegar no menu do G460.

As configurações e funções mais sensíveis do instrumento estão protegidas contra o uso não autorizado por palavras-chave.

TECNOLOGIA SENSORES INTELIGENTES

Este detetor de gases portátil utiliza sensores pré-calibrados do tipo plug-in que podem ser combinados de diferentes formas.

Todos os sensores armazenam a sua própria informação crítica (p.e. tipo de gás, banda deteção, pontos-de-alarme, datas das calibrações, etc.) num chip de memória montado no próprio sensor.

Isto significa que os sensores podem ser trocados e/ou substituídos com toda a facilidade, a qualquer momento, sempre que necessário.

Os sensores GfG caracterizam-se pela sua grande longevidade, respostas muito rápidas, elevada precisão de medição e elevada especificidade em relação aos gases para que foram produzidos.

DETEÇÃO PATENTEADA DE CO2 / CH4

O detetor de gases G460 pode ser dotado com os novos sensores, patenteados, de baixa energia e multifrequências NDIR.

Este tipo de sensor de nova geração permite detetar até quatro comprimentos de onda simultaneamente detetando o CO2 nas bandas dos ppm até à % por Volume e gases combustíveis nas bandas da % do LIE e % por Volume, se necessário.

As sensibilidades cruzadas a outros gases bem como a eventual contaminação dos sensores CC que levam tipicamente ao seu envenenamento por gases como o H2S ou Silicone podem assim ser evitadas.

Os sensores IR não são afetados por temperaturas extremas ou pela sua exposição a altas concentrações dos gases, o que permite aumentar a sua longevidade e reduzir os custos de manutenção, com a inerente economia de custos.

CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DEVIDAMENTE COMPROVADAS

CAPACIDADE PARA 45 ANOS DE REGISTOS

A memória standard integrada no instrumento permite o registo dos dados relativos às concentrações de gases e alarmes gerados, quando definidos para intervalos de 1 minuto, durante 30 horas.

Esta capacidade de armazenagem pode ser significativamente aumentada com a simples inserção de um cartão SD, o qual, com o mesmo intervalo de registo de 1 minuto, permite armazenar dados até 45 anos, o que significa que, pela primeira vez, todas as exposições ao longo de uma vida inteira de trabalho de um utilizador podem ser registadas no próprio instrumento.

SISTEMA INOVADOR DE ALARMES

Todas as situações de alarme são notificadas com sinais sonoros distintos de multifrequências e emitidos com uma pressão de ruído de 103 dB(A) a mais elevada de todo o mercado.

O alarme visual “semafórico” exclusivo dos instrumentos G450/460, permite ao utilizador perceber de forma fácil e rápida o estado dos alarmes. Em estado de alarme, todo o visor muda de cor como mostrado aqui:

É ainda possível um alarme vibratório opcional, aumentando assim a possibilidade do alarme ser reconhecido pelo utilizador.

VALORES LIMITE PARA ALARME

Cada canal (gases inflamáveis e oxigénio) dispõe de três valores de alarme programáveis.

Os gases tóxicos dispõem de dois valores de alarme programáveis. Para além disso os Valores Limite de Exposição Ocupacional (LEO) – Valor Médio Ponderado (TMP) e o valor Limite de Exposição de Curta Duração (LECD) – são monitorizados automaticamente e memorizados.

Todos os patamares para alarme são protegidos por “palavra-chave” de tal forma que só podem ser alterados e definidos por pessoas autorizadas.

INTRINSECAMENTE SEGURO E À PROVA DE ÁGUA

A envolvente do detetor de gases portátil G460 é construída em policarbonato revestido a borracha extremamente robusta com elevada resistência aos choques mecânicos e à água, com um grau de resistência mecânica IP 67.

Adicione um comentário