Telefone: (+351) 219 154 600

Aparelho Respiratório Autónomo Spiromatic

O Aparelho Respiratório Autónomo Spiromatic, é de Circuito Aberto, Pressão Positiva Automática, adequado para combate a incêndios, uso em ambientes industriais ou na marinha mercante, onde as atmosferas possam estar potencialmente contaminadas por gases ou vapores ou ainda serem deficientes em oxigénio, é fundamental isolar as pessoas do meio ambiente como forma de suporte de vida.

Tipicamente são usados aparelhos autónomos para proteção respiratória de ar comprimido, operando em pressão positiva automática ativada à primeira inalação, normalmente com pressão de trabalho a 300 bar, recorrendo a cilindros construídos em aço ou em materiais compósitos de última geração, estes mais leves, mas que enfermam do facto de serem mais frágeis que os construídos em aço.

A autonomia de um aparelho deste tipo depende de vários fatores, nomeadamente da capacidade do(s) cilindro(s) usados expressa em litros de água, sua pressão de carga, do utilizador e ainda das condições de trabalho, as quais influenciam em grande extensão os consumos de ar, que variam de 10 a 120 lpm – estado de repouso absoluto a esforço máximo em ambiente quente, estado de nervosismo elevado e para uma pessoa de grande compleição física.


Descrição

Um aparelho Respiratório Autónomo deste tipo é composto por um espaldar para transporte dorsal que acomoda todo o sistema pneumático – redutor de pressão de 1º estágio, manómetro, mangueira e apito para aviso de reserva de ar – um arnês para suspensão, uma máscara de viseira panorâmica que integra uma Válvula Reguladora de Respiração e dispõe de um diafragma fónico para permitir comunicações orais com o exterior e um (ou dois) cilindros de ar, com capacidade de 6 litros quando em aço, ou 6,8 ou 9 litros quando em materiais compósitos.

De acordo com a EN137 os aparelhos respiratórios isolantes de ar comprimidos são classificados como”tipo 1” para uso industrial e “tipo 2” para combate a incêndios, sendo que todos os aparelhos Interspiro são classificados como “tipo 2”, ou seja, são próprios para combate a incêndios.

O aparelho respiratório Autónomo modelo Spiromatic 90U é um aparelho aprovado para combate a incêndios com excelentes características para uso industrial ou na marinha mercante. O seu redutor de pressão (1º estágio) é o mesmo que é usado em todas as séries da Interspiro. As precintas dos ombros do arnês são almofadadas e o cinto dispõe de fivelas de ajuste fácil. O aparelho cumpre e excede os requisitos da NP-EN-137 e é portador da marca CE de conformidade.

O fornecimento inclui:

Espaldar ergonómico, para transporte dorsal e suporte dos restantes orgãos, construído em polímero de elevada resistência à temperatura;

Com pega para transporte e sistema pneumático composto por redutor de pressão;

Mangueiras, apito de reserva e manómetro analógico com escala retro luminescente;

Arnês em nylon, precintas almofadadas nos ombros e cinto ajustável com fivela rápida;

Máscara de viseira panonâmica, resistente a impactos, anti-embaciante, pressãp positiva;

Com diafragma fónico integrado para permitir comunicações orais com o exterior;

Corpo em borracha natural, hipo-alergénica, com arnês para a cabeça, incluindo porta para ar ambiente;

Válvula de chamada para regulação da respiração integrada, pressão positiva automática à primeira inspiração.

Equipamento complementar

Cilindro de ar pressão de trabalho 300 bar, completo com válvula, em duas versões possíveis:

Cilindro em aço, capacidade 6 litros @ 300 bar, completo com válvula, autonomia nominal total conforme NP-EN 137 de 45 minutos.

ou:

Cilindro em fibras compósitas de carbono, núcleo em alumínio, enrolamento com fibras de Kevlar, capacidade de 6,8 l@ 300 bar, autonomia nominal total conforme NP-EN 137 de 51 minutos, devendo ser eleita uma das duas versões referidas, para completar o aparelho.

Adicione um comentário