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Sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101

O Sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101 é um sistema de Detecção e Extinção Automática de Incêndios especialmente concebido para maquinaria pesada e industrial.

O Sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101 são modulares e devem ser projetados de acordo com as Regras Técnicas aplicáveis, nomeadamente NFPA e UL 1254 e instalados por técnicos devidamente qualificados com treino específico ministrado pela ANSUL e de acordo com as prescrições do seu manual de instalação.

Na Europa os equipamentos especializados devem ser portadores da marca de conformidade CE.

A TECNIQUTEL dispõe da engenharia e das competências técnicas necessárias e é um instalador ANSUL autorizado para este tipo de sistemas.


Descrição

O sistema para Supressão de Incêndios em Veículos ANSUL A-101 garante a proteção de todos os riscos aqui descritos 24/24 horas, 365 (366) dias por ano.

A REALIDADE

Retroescavadoras, perfuradoras de túneis, ceifeiras-debulhadoras, dumpers, tractores, crawler dozers, tapetes transportadores, gruas, guindastes, camiões e autocarros são alguns exemplos de máquinas de grande porte que trabalham de forma ininterrupta, normalmente em ambientes extremamente severos, às quais está associado um valor material muito elevado e que, em caso de sinistro, têm tempos para reposição muito longos.

Dada a sua construção extremamente compacta e por utilizarem combustíveis e óleos hidráulicos muito inflamáveis, que geralmente transitam por tubulações distanciadas apenas alguns centímetros dos blocos dos motores, coletores e turbo compressores sobreaquecidos, qualquer fuga devida a uma rotura pode dar origem a incêndios com velocidades de propagação extremamente rápidas, tanto mais que os fluidos são projetados de forma nebulizada porque as linhas estão sob pressão.

Na indústria mineira, por exemplo, qualquer foco de incêndio que se manifeste neste tipo de máquinas coloca problemas imensos, pois a probabilidade de contaminação dos túneis com fumos e a própria remoção dos salvados é uma tarefa difícil e dispendiosa. Nestas circunstâncias a actividade laboral tem que ser interrompida até o ambiente ser limpo e as pessoas têm que ser evacuadas de forma rápida e controlada, o que não obstante gera situações de ansiedade e pânico.

Estes riscos na década de 60 e antes de serem desenvolvidos sistemas para supressão de incêndios adequados ao seu controlo, normalmente redundavam na perda das máquinas e na perda acentuada da produtividade, representando prejuízos de grande monta sempre que ocorria um sinistro, que excedia em muito o valor material das máquinas em causa e portanto o que as companhias seguradoras assumiam.

DESENVOLVIMENTO

Com base nos prejuízos verificados, sobretudo porque afetavam a produtividade, a indústria de proteção contra incêndios desenvolveu soluções de engenharia para minimizar aqueles e as autoridades reguladoras criaram regras para aplicação adequada destas, mormente no que concerne o dimensionamento, configuração e montagem dos sistemas, ou seja como estes devem ser projetados e instalados para cumprirem os requisitos técnicos exigíveis a única forma de se garantir o seu correto desempenho.

CONCEITO

Por definição, este tipo de sistemas classificam-se para “supressão de incêndios” e, como tal, não dispensam a existência e presença de outros equipamentos concebidos especificamente para extinção de incêndios, mormente extintores com capacidades e agentes de extinção próprios para as classes de fogos presentes, cuja utilização pode ser necessária se as chamas não puderem no seu todo ser extintas.

CONCEPÇÃO

A proteção das máquinas é feita recorrendo à instalação de uma rede de tubagens para condução do(s) agente(s) de extinção para os locais onde deve(m) ser aspergidos, o(s) qual(ais) são armazenados em depósitos resistentes à corrosão e vibrações. Nos pontos nevrálgicos são instalados difusores apropriados para projeção e difusão do agente de extinção.

O agente de extinção pode ser pó químico seco para as classes A:B:C de alta eficiência, uma solução aquosa designada por LVS, ou ainda agentes de extinção geminados – pó + LVS – a solução mais avançada e que mais garantias oferece.

As capacidades dos tanques variam de 4,5 a 113,4 kg para o pó químico seco e 11,4 a 113,6 litros para o LVS.

Enquanto o pó químico seco atua como um supressor de chamas, o LVS permite o arrefecimento de superfícies metálicas sobreaquecidas e cobri-las para excluir o oxigénio, com o objetivo de obviar possíveis reignições, o que é particularmente útil em fogos da classe A.

Depósitos A101 (pó químico)
Depósitos LVS (solução molhante)

Quando combinados, estes dois agentes de extinção constituem uma solução de excelência, aquela que oferece maiores garantias.

Em ambos os casos foram concebidos para trabalharem a temperaturas de -40 ºC a +60 ºC.
Os sistemas assim concebidos podem ser ativados, em caso de incêndio, manualmente pelo operador da máquina, ou podem ser automatizados através de dispositivos para deteção de incêndios, basicamente cabos lineares, ou ainda, instalando detetores térmicos que funcionam em paralelo e em complemento da deteção linear por cabo térmico.

Sistemas Deteção Incêndios & Comando Extinção

Se desejados, os sistemas eletrónicos CHECKFIRE da Ansul, permitem a deteção, alarme, paragem das máquinas e comando da extinção, automatizando assim todo o processo com a vantagem de proceder à sua monitorização total.

Estão disponíveis dois sistemas:

CHECKFIRE 110

Módulo controlo, resistente a choques e vibrações, com funcionalidades para diagnóstico interno e com alimentação externa por meio da bateria do veículo. Soluções para deteção baseadas em cabos lineares ou detetores pontuais. Permite controlar até 2 depósitos de agente extintor.

CHECKFIRE 210

Mesmas funcionalidades do sistema 110, mas com possibilidade de alimentação por bateria interna, programação por computador e registo de até 400 eventos que podem ser descarregados para um suporte externo. Permite atuar até 10 depósitos de agente extintor.

Conceção / Instalação

Todos os dados aqui contidos podem ser alterados sem aviso prévio, por razões de ordem técnica ou legal.

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