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O sistema de supressão de incêndios para veículos Ansul A-101/LVS é um sistema de deteção e extinção automática de incêndios. Está especialmente concebido para maquinaria pesada e industrial.
Além disso, são sistemas de supressão modulares e projetados de acordo com as regras técnicas aplicáveis, nomeadamente NFPA e UL 1254.
Por outro lado, a instalação do sistema de supressão de incêndios para veículos Ansul A-101/LVS está a cargo de técnicos devidamente qualificados com treino específico ministrado pela ANSUL.
Na Europa os equipamentos especializados devem ser portadores da marca de conformidade CE.
A TECNIQUTEL dispõe da engenharia e das competências técnicas necessárias e é um instalador ANSUL autorizado para este tipo de sistemas.
O sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101/LVS está concebido para equipar retroescavadoras, perfuradoras de túneis, ceifeiras-debulhadoras, tratores, tapetes transportadores, gruas, camiões, entre outros.
Este sistema está sobretudo preparado para máquinas de grande porte que trabalham de forma ininterrupta, normalmente em ambientes extremamente severos. Além disso, está associado a um valor material muito elevado e que, em caso de sinistro, têm tempos para reposição muito longos.
Contudo, dada a construção destas máquinas de grande porte serem extremamente compactas e por utilizarem combustíveis e óleos hidráulicos inflamáveis, qualquer fuga pode dar origem a incêndios.
Na indústria mineira, por exemplo, qualquer foco de incêndio que se manifeste neste tipo de máquinas coloca problemas imensos. Pois a probabilidade de contaminação dos túneis com fumos e a própria remoção dos salvados é uma tarefa difícil e dispendiosa.
Nestas circunstâncias a atividade laboral tem que ser interrompida até o ambiente ser limpo e as pessoas evacuadas de forma rápida e controlada, o que, não obstante gera situações de ansiedade e pânico.
Estes riscos antes de serem desenvolvidos sistemas para supressão de incêndios adequados ao seu controlo, normalmente redundavam na perda das máquinas e na perda acentuada da produtividade.
Portanto representavam prejuízos de grande monta sempre que ocorria um sinistro, que excedia em muito o valor material das máquinas em causa.
O Sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101/LVS garante a proteção destes riscos 24 horas, 365 dias por ano.
Com base nos prejuízos verificados, sobretudo porque afetavam a produtividade, a indústria de proteção contra incêndios desenvolveu soluções para minimizar os prejuízos.
Por outro lado, as autoridades reguladoras também criaram regras para aplicação adequada destas, principalmente no que concerne ao dimensionamento, configuração e montagem dos sistemas. Acima de tudo, para que estes sejam projetados e instalados de forma a cumprirem os requisitos técnicos exigíveis, a única forma de se garantir o seu correto desempenho.
Por definição estes tipos de sistemas classificam-se para “supressão de incêndios” e como tal não dispensam a existência e presença de outros equipamentos concebidos especificamente para extinção de incêndios.
Sobretudo extintores com capacidades e agentes de extinção próprios para as classes de fogos presentes, cuja utilização pode ser necessária se as chamas não puderem no seu todo ser extintas.
A proteção das máquinas é feita recorrendo à instalação de uma rede de tubagens para condução do agente de extinção para os locais onde deve ser aspergido, o qual é armazenado em depósitos resistentes à corrosão e vibrações. Assim como, nos pontos nevrálgicos são instalados difusores apropriados para projeção e difusão do agente de extinção.
O agente de extinção pode ser pó químico seco para as classes A:B:C de alta eficiência ou uma solução molhante designada por LVS para as classes de fogo A:B.
Assim, enquanto o pó químico seco atua como um supressor de chamas, o agente LVS permite ainda o rápido arrefecimento das superfícies metálicas sobreaquecidas, cobrindo-as de modo a excluir o oxigénio, com o objetivo de obviar possíveis reignições, o que é particularmente útil em fogos da classe A.
Portanto, quando combinados, estes dois agentes de extinção constituem uma solução de excelência, aquela que oferece maiores garantias. Em ambos os casos foram concebidos para trabalharem a temperaturas de -40 ºC a +60 ºC.
Os sistemas de supressão de incêndios assim concebidos podem ser ativados em caso de incêndio, não só manualmente pelo operador da máquina, como também podem ser automatizados através de dispositivos para a deteção de incêndios. Principalmente por cabos lineares, ou ainda, instalando detetores térmicos que funcionam em paralelo e em complemento da deteção linear por cabo térmico.
Existem ainda os sistemas eletrónicos CHECKFIRE da Ansul, que permitem a deteção, alarme, paragem das máquinas e comando da extinção, automatizando assim todo o processo com a vantagem de proceder à sua monitorização total.
Para mais informações sobre o Sistema de Supressão de Incêndios para Veículos Ansul A-101/LVS deve solicitar a ficha técnica.
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