Telefone: (+351) 219 154 600 - (Chamada para rede fixa nacional)

Sistema de Extinção de Incêndios para Cozinhas R-102 – ANSULEX

O sistema de extinção de incêndios para cozinhas Ansul R-102 é um sistema para deteção e supressão automática de incêndios nas hottes das cozinhas industriais.

Os sistemas de extinção de incêndios R-102 são atuados mecanicamente, através de uma central de comando instalada na área da cozinha.

Utiliza como agente de supressão o ANSULEX, uma solução aquosa à base de sais orgânicos e potássio, com pH neutro, que tem a propriedade de saponificar em contacto com o calor ou a gordura quente.

O sistema é projetado e instalado de acordo com a NP EN 16282-7, com as regras de boa Engenharia e Códigos de Prática da NFPA Nacional Fire Protection Association – mais concretamente a Norma NFPA 17A e a Norma NFPA 96.

O sistema encontra-se em conformidade com as Diretivas Europeias 97/23/EC e 89/392/EC e a Diretiva EMC 2006/42/EC e dispõe de aprovação dos Underwriter´s Laboratories (UL) com a Norma UL 300 e da LPCB (Reino Unido).


Descrição

O ANSULEX é o agente de supressão que o sistema de extinção de incêndios para cozinhas R-102 que exerce um forte efeito de arrefecimento sobre os combustíveis e partes metálicas dos equipamentos, asfixiando as chamas e impedindo assim a formação de vapores combustíveis, excluindo a possibilidade de qualquer tipo de reignição.

O agente de supressão do sistema de extinção de incêndios para cozinhas Ansul R-102 é armazenado em depósitos de aço inox, colocados no interior da central de comando e é pressurizado aquando da ativação do sistema, por um ou mais cilindros de pressurização.

A sua aspersão é feita por difusores apropriados e calibrados para os débitos inerentes, montados numa rede de tubagem em aço inox que se destina a alimentá-los, sendo instalados em pontos estratégicos, como sejam no interior da hotte (filtros), condutas de extração e ainda sobre os equipamentos do bloco de confeção.

Quando descarregado, o ANSULEX é de limpeza fácil, podendo ser removido recorrendo a um pano húmido, para permitir o rápido estabelecimento das operações na cozinha.

A deteção dos incêndios é feita através de detetores apropriados (temofusíveis), colocados no interior da hotte, responsáveis pela atuação automática do sistema, em caso de incêndio.

A escolha dos termofusíveis é feita através de uma ampla gama de temperaturas (78 ºC, 100 ºC, 138 ºC, 182 ºC e 232 ºC), permitindo assim uma proteção efetiva em qualquer tipo de operação. Para atuação manual em caso de incêndio, é sempre prevista a instalação de uma botoneira.

Aplicação do Sistema

O sistema de extinção de incêndios para cozinhas Ansul R-102 garante a proteção e supressão de quaisquer focos de incêndio que ocorram nos seguintes equipamentos de blocos de confeção:

Condutas de extração

Filtros

Fritadeiras mergulhantes

Fritadeiras basculantes

Fogões

Monolumes

Placas ardentes

Grelhadores

Frytops

Woks
FICHA TÉCNICA
ficha-tecnica-ansul-r-102
DOWNLOAD
Não se preocupe: também odiamos SPAM!
VÍDEO

Add a Review