Telefone: (+351) 219 154 600

Controlador GMA200-MW4 para Deteção de Gases

O controlador GMA200-MW4 para a deteção de gases (também dito Central Deteção Gases = CDG) compacto e robusto, parte integrante das séries GMA200, embebido da tradicional inovação tecnológica e elevada flexibilidade que a GfG usa na conceção dos seus sistemas, para medição de gases tóxicos e oxigénio, em instalações industriais, operando no modo “stand alone” ou organizado em redes de trabalho.


Descrição

MEDIÇÃO PARALELA E FLEXIBILIDADE DE APLICAÇÕES

O controlador GMA200-MW4 para deteção de gases permite a ligação de até 4 transmissores analógicos ou 16 transmissores digitais e a sua monitorização simultânea, sendo possível, através de um software para configuração, definir individualmente as bandas de medição, a designação do tipo de medição, o tipo de transmissor(es) usado(s) e o tipo de gás a medir, bem assim programar os três patamares de alarme para cada um dos transmissores que lhes sejam ligados.

O microprocessador do GMA200-MW4 avalia todos os sinais recebidos, despoleta os alarmes e ativa automaticamente os relés como definido, consubstanciando a possibilidade de um único Controlador GMA200-MW4 controlar diferentes tarefas em termos de deteção de gases.

RELÉS INTEGRADOS

As sempre crescentes exigências das medidas de segurança requerem sistemas complexos para deteção de gases e ativação de medidas redundantes de proteção contra os riscos emergentes da sua presença na atmosfera. Por tal razão o GMA200-MW4 integra 6 relés internos para comandos técnicos e alarmes, dos quais 4 são de programação livre para que, em caso de alarme, as medidas de segurança possam ser ativadas automaticamente.

A possibilidade de programação garante a maior flexibilidade e abrangência possíveis como por exemplo: alocar um ou mais pontos de medição a um relé, alarmes singelos por ponto de medição, configuração de alarmes coletivos ou grupos de alarme, relatórios de erros e a votação de funções. Para cada um deles existe ainda um relé para relatórios de erro e manutenção.

MÓDULOS DE RELÉS

Recorrendo a um módulo de relés GMA200-RT ou GMA200-RTD o GMA200-MW4 pode ainda se expandido com mais 16 relés de programação livre, sendo que o Controlador tem capacidade para receber até 4 módulos, cada com 16 relés.

O módulo de relés GMA200-RT é ligado através da interface digital RS485 permitindo a descentralização dos relés, um esquema que oferece uma grande flexibilidade e permite reduzir os custos da instalação devido ao menor esforço exigido.

FUNÇÕES DO SISTEMA - LED-SINALIZADORES

O estado do Controlador, p.e. operação, erro, serviço e relés ativados, são indicados através de LEDs.

VISOR GRÁFICO

A conceção intuitiva do Controlador GMA200-MW4 permite o reconhecimento imediato das várias situações de perigo. Os valores de medição correntes são mostrados no visor gráfico de LCD, o qual, em alarme, passa à cor vermelha, funcionando como um semáforo.

Complementarmente é possível visualizar no visor gráfico:

Alarme 1
Alarme 2
Alarme 3

Simultaneamente, os estados dos relés ativados 1-6 são mostrados através de sinalizadores óticos de LED, em caso de alarme. Os dados memorizados permitem a leitura no visor gráfico dos estágios de alarme e os valores adquirido relativamente às concentrações máximas e mínimas dos gases, para a primeira avaliação do perigo.

FUNÇÃO DIÁRIO DE BORDO

Para armazenar os dados adquirido pelo Controlador este pode ser equipado com um cartão de memória micro SD. Os valores de medição, médias, eventos de alarme e erros podem ser "salvos" para avaliação posterior.

TECLADO DE OPERAÇÃO

Cinco teclas permitem operar o Controlador GMA200-MW4, sendo as principais funções: aceitação dos alarmes e operação através do Menu. Através do Menu de operação é possível aceder ao estado do Controlador, do(s) transmissor(es) e dos relés.

CONFIGURAÇÃO

Uma interface USB existente no Controlador GMA200-MW4 permite a ligação a um PC com o SW de configuração.

Adicione um comentário