Telefone: (+351) 219 154 600 - (Chamada para rede fixa nacional)

Detetores Incêndio e Temperatura IR 5011-5020

O Detetor de incêndios e temperatura por infravermelhos IR 5011/5020 foi concebido para a proteção de instalações e sistemas em que ocorre a movimentação de materiais com elevada carga térmica/risco de incêndio.

O sistema 5000 utiliza tecnologia avançada de monitorização por infravermelhos, que permite a deteção de materiais com potencial combustível durante o seu transporte, e antes de estes atingirem a fase de emissão de chama.

O sistema mod. 5011 engloba três elementos primários – a unidade sensora, o controlador e o fornecimento de ar comprimido. Este último é requerido para manter uma pressão positiva na caixa do sensor, e prevenir a acumulação de poeiras na janela do detetor. A purga de ar é essencial em ambientes poeirentos, tais como correias de transporte de carvão, e recomenda-se mesmo em ambientes relativamente limpos. Encontra-se disponível uma tomada de 0,25″ NPT, para ligação a uma rede de ar comprimido de 10 PSI.


Descrição

O Detector de incêndios e temperatura por infravermelhos IR 5011/5022 possui múltiplas aplicações em diversas indústrias, tais como geração de energia eléctrica, minas, processos na indústria de papel, movimentação de estilha, transportes rodo e ferroviário, etc., tendo sido concebido para cumprir as exigências das mesmas e oferecer o máximo de fiabilidade.

Detecção de riscos a temperaturas abaixo do ponto de ignição, incluindo brasas e zonas de temperatura elevada.

Sistema com purga de ar, para ambientes com poeiras, com monitorização da pressão de ar.

Oito detectores de elevada integridade, definidos como quatro canais, para máxima fiabilidade.

Lentes multifacetadas oferecem uma cobertura ampla e uniforme, superior a detectores de brasa ou faísca.

Opção de deteção dupla/coincidente para alarme, standard.

Opções de configuração e calibração especiais e específicas para cada aplicação.

Circuito de auto reset e analisador de coincidência.

Resposta calibrada - imune a luz solar.

Desenvolvido especificamente para elevada compatibilidade electromagnética.

PRINCÍPIOS

O princípio de operação baseia-se no facto de ocorrerem emissões de infravermelhos a partir de qualquer material aquecido. Estas emissões abrangem o espectro de infravermelhos até à luz visível. Tanto o comprimento de onda como a sua intensidade se encontram relacionados com a temperatura.

Os detectores da série 5000 encontram-se concebidos para detectar variações nestas emissões, que ocorrem quando um corpo quente se encontra no seu campo de visão.
Através da utilização de filtragem óptica e análise electrónica dos diversos parâmetros, o sistema é imune a luz solar ou luminárias, sendo capaz de detectar material em movimento no seu campo de visão, mesmo que este se encontre a temperaturas relativamente baixas.

APLICAÇÕES

O sistema 5000 é mais adequado em situações em que se encontrem em movimento materiais com potencial ignífugo. Por exemplo, o sistema consegue detectar e prevenir que um incêndio entre numa área protegida, como seria o caso de um veículo ferroviário entrar num túnel ou edifício.

Para além disto, o sistema consegue monitorizar materiais em trânsito, antes de estes atingirem a condição de chama, quando se encontram já energizados e com potencial para virem a desenvolver esta condição.

Um exemplo são os sistemas de transporte de carvão, onde este poderá arder sem chama no exterior, sem grandes efeitos adversos, mas com consequências devastadoras nas correias de transporte ou em fases posteriores do processo.

Correias Transporte

Elevadores

Linhas Secagem

Caminhos Ferro

Processamento Alimentos

Túneis Rodoviários

Linhas Produção

Transporte Bagagem

Linhas Robotizadas

Add a Review