Controlador GMA200-MW para Deteção de Gases

Novo produto

O Controlador GMA200 foi especialmente concebido para aplicações comerciais ou industriais para a deteção de gases combustíveis, tóxicos ou oxigénio. 

Mais detalhes

Mais informação

Os gases e vapores são insidiosos, frequentemente inodoros, incolores e insípidos, propagam-se com muita facilidade nas atmosferas, podendo ser gerados em processos industriais ou simplesmente decorrer de processos naturais, como p.e. a decomposição de matérias orgânicas ou mesmo fermentações.

Podem ser combustiveis (risco de explosividade), tóxicos e asfixiantes, ou, no caso do oxigénio, pode potenciar o risco das combustões se o teor for excessivo ou, em caso de insuficiência, colocar em risco a vida dos mamíferos.

Para prevenir estes riscos, muitas vezes fatais, ou no mínimo nocivos para a saúde, deve ser prevista a existência de sistemas fixos para a sua deteção e medição, para que possam ser emtidos alarmes atempados e/ou desencadeadas as contramedidas necessárias, para proteger as pessoas e instalações.

A qualidade técnica, tecnologias de medição usadas e bandas de medição dos sensores são de importância fulcral, bem assim os locais e forma como são instalados, devendo isto obedecer a um estudo criterioso e a um projecto bem fundamentado tecnicamente.

Um sistema fixo para deteção e medição de gases é constituído basicamente por:

  • 1 (ou mais) Controladores (também chamados de Central Deteção de Gases), singelos, múltiplos independentes ou múltiplos organizados em rede (sistemas complexos e de grande dimensão), destinados a alimentar os transmissores, monitorizar constantemente o seu estado, receber os sinais por estes gerados, avaliar estes e converte-los em informação útil, bem assim, em função das necessidades e de acordo com determinadas lógicas, emitir alarmes e executar comandos técnicos sobre equipamentos externos, o que impõe a necessidade, sendo este um orgão vital dos sistemas de deteção fixos, uma grande flexibilidade, elevada qualidade e características de redundância absoluta para reduzir o risco de inoperacionalidade;
  • 1 conjunto de transmissores (também chamados detetores) remotos, com visor ou não, para permitir a visualização das concentrações instantâneas dos gases nos locais onde são instalados, montados nos locais próprios e onde os gases possam ocorrer;
  • 1 conjunto de sinalizadores óticos ou acústicos para alarme, colocados nos pontos entendidos como apropriados.

Estes sistemas, podem ainda, se necessário, serem integrados noutras redes de dados proprietárias, recorrendo a protocolos de comunicação normalizados para lhes dar visibilidade total.

  • Permite ligar e controlar até 16 transmissores remotos, analógicos ou digitais;
  • Próprio para deteção de gases combustíveis, tóxicos ou oxigénio;
  • 6 relés programáveis;
  • Funcionalidades de PLC;
  • Sinalizadores de alarme óticos e acústicos integrados;
  • Grau proteção mecânica IP65, para montagem justaposta na parede;
  • Permite a ligação de quaisquer dispositivos de medição 0,2-1 mA ou 4-20 mA.

Avaliações

Escrever uma avaliação

Controlador GMA200-MW para Deteção de Gases

Controlador GMA200-MW para Deteção de Gases

O Controlador GMA200 foi especialmente concebido para aplicações comerciais ou industriais para a deteção de gases combustíveis, tóxicos ou oxigénio. 

Downloads